Sobre Perfumes: as Notas e Famílias Olfativas

dezembro 19, 2013
Eu amo tanto perfumes que acho ser até uma boa entendedora do assunto! Rsrsrs! Não sou especialista mas notei que de uns anos para cá consigo reconhecer notas com muito mais facilidade, identificar perfumes e coisas assim! Acho que porque uso muito, tenho muitos perfumes e sou uma entusiasta: se eu fosse famosa certeza que teria um perfume com meu nome! Hahahaha! Brincadeira!

Bom, então que fiz uma seleção de perfumes e separei por famílias olfativas para a gente se divertir um pouco! Não se esqueça que nem todo perfume é só floral, ou só frutal, é quase sempre uma mistura de tudo isso, porém com nuances mais acentuadas ou menos de cada coisa, mais ou menos flor, mais ou menos baunilha e etc.

1- Laguna Salvador Dali | 2- Lady Million | 3- Eternity

Família olfativa clássica né? Garanto que 90% dos perfumes do seu armário tem pelo menos uma flor na composição. Quando o perfume é um floral floral é ainda mais marcante a presença das flores! Essa é sem dúvida a base da perfumaria. Adoro! Acho que os florais são sempre muito gostosos, às vezes mais chiques como o Lady Million outras vezes mais docinhos e leve como o Laguna.


Amo os cheirinhos da família dos frutais. São sempre alegres, jovens e divertidos. Difícil sentir um perfume frutal que seja mais seco, são sempre mais docinhos e femininos! 


8- Blue Seduction | 9- Sea and Sun Salvador Dali | 10- L'eau Par Kenzo | 11- Cool Walter

A família olfativa dos perfumes aquáticos é a que mais faz referência ao verão porque são refrescantes como água. O L'eau Par, por exemplo, tem o frasco que lembra uma pedra de gelo. Têm notas marinhas e água na composição e realmente quando você sente um perfume aquático percebe a água no meio não da forma convencional mas refrescante e leve, muito leve. Adoro!


Normalmente os perfumes masculinos são amadeirados. É a família olfativa dos perfumes mais secos, fortes e com matérias primas rústicas como o couro, madeiras e o sândalo. São menos doces e às vezes até apimentados. Eu gosto muito dos perfumes masculinos amadeirados da montagem acima, outros não gosto tanto.


15- Prada Candy | 16- 212 Sexy | 17- Vanilla Lace | 18- Angel

Impossível pensar em perfume gourmet e não pensar na Victoria's Secret deusa rainha mãe dos perfumes com cheirinho de bolo, confeitaria e doces, muitos docinhos nas notas, além de frutas e algumas flores! Amo essa família olfativa, adoro que tudo é muito doce e eu sou uma formiga assumida! Outras fragrâncias são mais chiques e mesmo assim têm nas notas comidinhas de festa de criança! O interessante é que essa família olfativa permite passar do romântico ao sexy facilmente! 



Adoro que os perfumistas são extremamente criativos e tiram notas para fazerem perfumes dos lugares mais engraçados! Pipoca na composição de um perfume é demais. Quero logo testar Miss Dior Chérrie para saber se dá para perceber a pipoca, acho que não, mas estou curiosa, e igualmente curiosa para testar o perfume com notas de Coca Cola da DKNY! Já vi também perfumes com notas de Canabis, Nanquim e até asfalto. É muito doido né! Rs!


E sempre rola aquela dúvida sobre a diferença entre os EDP, EDT e os famosos Body Mists (Splashs) da Victoria's Secret. Basicamente é só pensar nessa sequência de 3,2,1, o que significa que o 3 é mais concentrado, o 2 médio e o 3 pouco.

O EDP é o próprio perfume em uma concentração alta que faz tanto fragrância quanto fixação serem mais intensos e maiores. Legal para você que gosta de sentir o perfume por horas e horas, que a cabeça não doi é coisas assim. 

Já quem é mais sensível e mesmo assim quer estar perfumado, o ideal é o EDT que tem uma concentração menor e portanto fixação menor, mas ainda significativa.

Já os Splashs da VS são legais para dar uma perfumada leve, estar cheirosa mas nem tanto. Tem ocasiões que pedem isso, por exemplo, academia que você não quer estar perfumada como em uma festa certo, então, os Splashs da VS são ideais.

Enfim, curtiram o post? Me conte qual é o seu perfume preferido, vou amar saber!