DICA: como eu edito as minhas fotos - Parte 1 | Photoshop

novembro 14, 2012
Para inspirar: fotos da internet!
Tenho recebido várias perguntas sobre como eu edito minhas fotos! Acho bem legal saber que vocês curtem  as edições e os filtros que uso, então, resolvi escrever esse post para dar dicas de edições e sites legais. Espero que gostem e tendo mais dúvidas, é só deixar nos comentários que eu respondo!

Para começar a minha câmera não é nem semi profissional (e certeza que esse é um dos meus sonhos), uso uma Sony DSC-W320 que acho só estar funcionando até hoje porque é da Sony (marca que eu super amo e acho de extrema qualidade) do contrário já teria ido pro saco, de tanto que uso e por ser bem velhinha! Bom o que eu quero dizer é o seguinte, dá sim para tirar fotos legais com uma máquina mais simples, é só ter paciência e um pouco mais de carinho. Lógico, você não vai conseguir feitos dignos de fotógrafos profissionais, mas pelo menos bonitas as fotos vão ficar!


E como editar afinal? Eu uso o Photoshop CS5 que é o melhor que já usei até hoje. Não, não domino o programa, mas o básico que aprendi já me deu margem para elaborar bastante coisa. O que você precisa entender é que você não vai aprender tudo que tem para aprender em um dia, seja o que você estiver fazendo na vida, portanto, insista e não desista. Cada dia você vai aprender um pouco mais e quando se der conta já vai estar fera!

Dica 01: Iluminação da foto
Toda foto, tende a ser mais bonita e atrativa quando está nítida, focada e bem iluminada certo? Tá, Laura, mas eu tiro as fotos para o blog à noite e minha iluminação é ruim! Ok! Então vamos clareá-la no Photoshop!


Como exemplo, escolhi essa foto que tirei dessa pulseira. Na imagem de cima a foto é a original com o desfoque na primeira e última linha e o meio nítido. Na segunda a mesma coisa, a mesma foto, porém clareada no photoshop. Gosto de clarear as fotos seguindo esses passos:


Image - Adjustments - Brightness/Contrast. Em Brightness/Contrast se você rolar a setinha para frente a sua foto vai clarear, dai é só usar o bom senso e ver como a foto fica mais bonita! Não tem um número correto, tudo depende da foto base.

Pronto! Sua foto está mais clara e com um efeito de luz muito lindo! Lembrando que essa é a forma mais simples de clarear uma imagem, há outros meios, mas o que eu gosto de usar mais são esses passos simples e rápidos.

Dica 02: Legendas, setas e essas coisas legais para enfeitar!
Sabe como você vai colocar uma seta bem legal para a sua foto do blog? Usando a ferramenta Brush (pincel) do Photoshop. Mas, os brushes bonitinhos não vêm junto com o programa, você tem que baixar na internet. É só jogar no Google "Brush para Photoshop" que vai ter vários sites legais e tutorais de como baixar. Então, se você sempre quis saber como eu coloco as setinhas, círculos, pontilhados e etc nas fotos, é assim, com brushes!



Dica 03: E as fontes? 
A mesma coisa, é só procurar por fontes no Google! Uso muito as fontes de caligrafia que são realmente muito legais para colocar as legendas das fotos. Abaixo, coloquei algumas das que mais gosto, para achá-las é só procurar pelos nomes. Tem meninas que gostam de manter uma fonte única, padrão para todas as fotos, acho super legal porque dá uma certa exclusividade para o blog, algo como uma marca registrada! Eu não consigo, porque enjoo super fácil e vivo trocando de fonte das legendas! Rs!

Dica 04: como destacar uma parte do texto da legenda da foto com um fundo transparente?
Essa é ótima e super parece aquelas edições de revista! Sabe quando você vai fazer uma montagem e não quer colocar um quadrado de cor sólida na frente da foto porque vai tampar? Pois é, às vezes fica feio e o jeito e colocar o tal quadrado, ou círculo com fundo transparente, mas como? Simples:


Faça o seu quadrado de cor sólida normalmente, na caixa do lado direito, onde estão as suas layers (camadas) tem uma coisinha escrita Opacity e é lá que você vai aumentar ou diminuir a opacidade, a transparência! 

Diquinha Extra: tente sempre manter suas fotos com o mesmo tamanho! Por exemplo as medidas das minhas fotos são 580 px de largura e tanto faz de altura! É importante deixar a largura das suas imagens sempre igual para o conjunto do post ficar harmonioso!


Bom, estou dividindo com vocês leitoras, um pouco do que sei sobre edição e formatação de fotografias e como o post ficou gigantesco, resolvi dividir em partes! Hoje, mostrei como clarear fotos, como colocar setas e outros enfeites por Brush e dei dicas de nomes de fontes legais e como deixar um quadrado transparente, tudo para o Photoshop. 

Para você que não tem o programa, não fique triste, porque no próximo post da série, vou ensinar como editar fotos, com filtros lindos sem precisar do Photoshop, fica ligada! E se você tiver outras dúvidas, aproveita e pode perguntar à vontade nos comentários!