Para Brilhar: manual do iluminador + minha coleção!

setembro 08, 2012
O iluminador é o item de maquiagem mais novo da minha coleção. Faz pouco tempo que comprei o meu primeiro e desde então se tornou um vício super gostoso e algo completamente indispensável!

E posts sobre iluminadores são sempre bem vindos, afinal de contas é legal ter mais dicas sobre como usá-lo! Bora brilhar e ficar com cara de ryca então? 



Basicamente a gente ilumina seis lugares específicos do rosto:

1 - Testa: 
Ótimo para dar a sensação visual de pele hidratada e saudável. O brilho do iluminador nessa região ameniza o efeito "reboco" que bases de cobertura média e alta matificantes tendem a deixar.

2 - Abaixo da Sobrancelha
Para levantar o olhar e definir o desenho da sua sobrancelha nada melhor que um iluminador perolado nessa região!

3 - As maças do rosto
Essa é a região mais tradicional e o legal é aplicar o iluminador subindo até as têmporas formando o C ou você pode também aplicar somente nas maças do rosto, deixando um brilho saudável e dando um power ao blush. As meninas com bochechas gordinhas devem evitar passar o iluminador nas bochechas porque o brilho tende a aumentar a região (mas eu uso mesmo assim, rs)!

4 - O nariz 
Para as meninas com nariz fino e pequeno o iluminador pode ser aplicado sem medo em todo o nariz. As moças com nariz batatinha devem evitar aplicar o iluminador na pontinha, porque o efeito de luz nessa região vai aumentar o tamanho, o ideal então é aplicar somente no ossinho.

5 - No V dos lábios
O iluminador nessa região é para deixar mais charmoso e para aumentar os lábios finos.

6 - Queixo
Para quem quer afinar o queixo o ideal é aplicar um pouquinho de iluminador na região (e o truque fica melhor ainda se usado junto com o contorno). 



Os iluminadores têm dois tipos de textura: os cremosos (líquidos e em bastão) e os em pó (compacto ou pó solto). Adoro os dois tipos de acabamento. Normalmente os em pó são mais intensos e os em creme mais naturais, mas aí também varia bem de marca para marca!

O legal é aplicar o iluminador com um pincel bem fofo ou com os dedos mesmo (os em pó eu aplico com um pincel tipo de blush e os líquidos com o dedo mesmo), dando batidinhas para não errar o lugar que tem que brilhar!



E qual é o mais recomendado para o meu tipo de pele Laura? Basicamente: pele oleosa se dão bem com iluminadores em pó e pele seca à mista com qualquer tipo. 

Reza a lenda que as morenas e negras devem usar iluminadores em tons de dourado e as brancas em tons de rosa e pérola. Então se você for comprar o seu primeiro iluminador é legal seguir essa regrinha para não ter erro mesmo, depois você se solta e arrisca as outras cores e vê se combina ou não com você.


O "That Gal" da Benefit é um primer iluminador super discreto que uso nas maças do rosto apenas, além das funções de um primer ele ainda é um iluminador super lindinho!
Iluminador do Duda Molinos (resenha)
MSF Porcelain Pink MAC (resenha)
Délice de Poudre Bourjois (resenha)
Pó iluminador Koloss é um pó compacto que pode ser usado no rosto todo (com moderação) dando um efeito de luz lindo, suave e natural. Acho legal para eventos noturnos e para complementar a base matificante.
Fashion Show e Fashion Light da Yes(resenha)


E existem algumas dicas super legais para você usar o iluminador e não correr o risco de errar.

1 - O iluminador deve ser aplicado depois da base, corretivo e blush. Há quem goste de passar o iluminador antes da base para dar uma sensação mais natural. Também é legal, mas tem que ser antes da base.

2 - Se quando você quer esconder algo você coloca sombra e faz o contorno, com o iluminador é exatamente o contrário, serve para destacar, então se você não quer destacar alguma parte do seu rosto, não passe o iluminador lá!

3 - Cuidado! Iluminador é para te deixar com cara de ryca, com aparência de pele bem cuidada. Tudo que é over na maquiagem é ruim, então leveza na mão para aplicar o iluminador e sair linda e luminosa!

E você curte iluminador? Qual seu preferido? Me conta, vou amar saber!