Dicas de Beleza: um spa dentro de casa!

janeiro 21, 2011

No post anterior eu tinha falado sobre bons produtos com preços acessíveis e que valia por um spa inteiro! Pensando nisso, reuni uma seleção com boas dicas de beleza para fazer em casa e aproveitar o final se de semana que está quase aí!

Para o Rosto

Máscara facial de mel para hidratação
Em um recipiente, misture uma colher de sopa de mel, com 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Umedeça o rosto e o pescoço com água morna e aplique a máscara. Deixe agir por 15 minutos, retire com água morna.
Use essa receita se sua pele for normal.

Máscara facial hidratante de banana
Corte uma banana madura em rodelas e amasse-a com um garfo. Acrescente duas colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de iogurte natural. Misture bem. Aplique o creme no rosto e deixe agir por 30 minutos. Enxágue bastante.
Use essa receita se sua pele for normal.

Máscara facial esfoliante
Misture uma colher (sopa) de mel, a clara de um ovo e três colheres (sopa) de aveia. Espalhe o creme de maneira uniforme por todo o rosto. Aguarde 1 hora, remova com uma esponja macia e enxague bem.
Esta receita pode ser usada em todos os tipos de pele.

Máscara facial esfoliante - minha preferida!
Essa receita é bem antiga, aprendi quando tinha uns 12 anos de idade com uma amiga muito querida e uso até hoje, adoro e é realmente muito bom o tanto que deixa a pele lisinha, sem vestígio  de célula, pele ou outra coisa.

Misture em um recipiente duas colheres (sopa) de fubá com uma colher (sopa) de açúcar refinado. Acrescente água filtrada até que a misture fique consistente, cuidado para não ficar rala. Aplique no rosto, todo com suavidade em movimentos circulares em torno de três minutos ou o tanto quanto for necessário. Enxágue bem em seguida.
Esta receita pode ser usada em todos os tipos de pele.

Para o cabelo
Fios sedosos 
No liquidificador, bata um mamão papaia picado em cubos com um copo de água. Após lavar o cabelo normalmente, aplique a mistura hidratante. Deixe agir por 20 minutos utilizando uma touca térmica (não essas de ligar na tomada) e enxágue bem.
  
Para as mãos

Unhas macias
Em uma panela, coloque 60 ml de azeite de oliva extravirgem e aqueça-o em fogo baixo. Misture cinco gotas de óleo essencial de lavanda e duas de óleo essencial de limão. Aguarde a solução ficar morna e mergulhe as pontas dos dedos por 10 minutos. Se quiser, guarde o líquido em local fresco e aqueça-o sempre que quiser usar.

Mãos hidratadas
Para fazer um creme esfoliante, misture duas colheres (chá) de mel com uma colher (chá) de açúcar até formar uma pasta. Massageie as mãos durante cinco minutos com a pasta. enxágue com água morna.

Eu também adoro pegar um creme hidratante qualquer e de qualidade (gosto dos da Victoria's Secret) passar nas mãos e depois colocar um saquinho plástico nelas, esfregar uma na outra até ficar quente e deixar agir até minha paciência acabar! Rs, dá um super resultado também, mais simples impossível e hidrata tudo, mãos e cutículas!

Para o corpo

Bumbum e pernas livres da celulite 
Massageie a região das pernas e bumbum com água morna e um pouco de sal marinho (o ideal é fazer isso na hora do banho, mas com consciência de não fica lá durante duas horas né, bom senso sempre). Depois de massagear, enxágue o sal marinho com água morna e em seguida com água fria. Esse procedimento estimula a circulação e ajuda a prevenir a celulite.

Pés cheirosos
Para dar um jeitinho no chulé, junte em uma bacia com água morna, cinco gostas de óleo essencial de lavanda, três de óleo essencial de cipreste e duas de óleo essencial de patchuli. Misture bem e mergulhe os pés por 15 minutos. Ainda serve para dar aquela relaxada merecida depois de trabalhar ou estudar o dia inteiro!

Dicas da autora
Meninas, é claro que os resultados de qualquer tratamento de beleza se intensificam quando são associados a bons hábitos alimentares e vida saudável, por exemplo: não adianta querer passar uma máscara de mamão no cabelo se sua alimentação é à base de hambúrguer, pizza e refrigerante. Outra coisa mais que fundamental é a água, garrafinha do lado, se hidratando sempre é um tratamento de beleza sem igual. Nossa saúde em dia, e alimentação balanceada é garantia de cabelo bonito, pele bonita, unhas fortes, tudo certinho e claro, um exercício físico de vez em quando é bom também (nessa parte eu sou um desastre, rsrsrs). Enfim, a gente pode ter todos os cremes do mundo, mas beleza se cuida de dentro para fora, muita cenoura, beterraba, couve e etc no cardápio todos os dias, muita água e serenidade. Cuidar do corpo é mais do que passar cremes, não é mesmo, então deixa de frescura e se alimente direito que tudo fica ok!

Fonte: Google e revista Atrevida.